A biblioteca escolar está organizada em zonas funcionais - zonas diferenciadas que reúnem equipamentos específicos e com funções diferentes:
Recepção / Acolhimento
Localizada junto à entrada, deverá situar-se de modo a constituir um posto deobservação e apoio ao funcionamento geral. Nesta zona devem localizar-se o posto deconsulta do catálogo, o qual que deve estar em rede com outros que se destinem àconsulta pelos utilizadores.
Leitura informal
Zona para leitura descontraída de revistas, jornais e álbuns ou outros materiais decarácter mais lúdico. Concebida de forma atractiva e relaxante, pode tambémproporcionar a leitura de obras de ficção, a leitura colectiva de textos ou o conto ereconto de histórias, num ambiente mais descontraído.Zona de consulta e produção de documentação:
Leitura de documentos impressos
Leitura multimédia
Leitura áudio
Leitura vídeo
No seu conjunto, esta zona acomoda o fundo documental da biblioteca escolar, comexcepção dos periódicos e dos álbuns que devem estar disponíveis na zona de leiturainformal. Esta zona destina-se a trabalho de grupo ou individual, deverá ser concebidade modo a facilitar a utilização e produção integrada da documentação nos diferentessuportes. Inclui ainda um espaço para leitura vídeo e o espaço multimedia-Internet.
Também a documentação tem que estar organizada para que seja possível encontrar o livro ou o documento que pretendemos. O sistema de organização da informação das bibliotecas escolares portuguesas chama-se "Classificação Decimal Universal" (siga o link para saber como está organizada a CDU).
Ora, como deve ser garantido o acesso livre dos alunos aos livros e aos outros documentos, é suposto que quando uma criança tira um documento da estante não o volte a colocar lá, sob pena de, ao fim de pouco tempo, termos muitos fundos perdidos por estarem fora do esquema que organiza a informação - CDU.
A organização do espaço em zonas funcionais permite que um mesmo assunto possa ser investigado com recursos a documentos a suportes diferentes, ao mesmo tempo que posso produzir um trabalho circulando no mesmo espaço e passando pelas diferentes zonas funcionais.