A biblioteca escolar é um espaço onde estão reunidos recursos de informação (livros, CDs e DVDs recuros em linha ...) e equipamentos importantes para completar as aprendizagens e preparar os alunos para se formarem enquanto cidadãos capazes de viver intervir socialmente na sociedade em que vivemos - a Sociedade do Conhecimento. É, ao mesmo tempo, um espaço cultural e de lazer onde os alunos se podem recrear e informar.
A relação entre a biblioteca escolar e a Sociedade da Informação ou do Conhecimento reforça-se numa sociedade caracterizada por espaços diversificados de aprendizagem, onde o saber e a aprendizagem é mediado por equipamentos e suportes diversos e onde a Internet e os novos ambientes digitais imperam.
Neste contexto, o Paradigma de escola altera-se. O ensino magistral e a escola muito centrada na transmissão de conhecimento deixam de fazer sentido. As competências com que é necessário formar os nossos alunos alargaram-se significativamente. Nesta sociedade às competências inerentes ao conceito de pessoa letrada associam-se outras: as competências tecnológicas/digitais e as competências para o uso da informação - literacia da informação.
A biblioteca escolar passa a ser uma ferramenta imprecindível para a construção do conhecimento nesta nova escola - a escola da Sociedade do Conhecimento.
Documento de trabalho: Guidelines da IFLA