segunda-feira, 23 de abril de 2007

Funções da biblioteca escolar. Literacias


É hoje impensável considerar a escola sem a existência de uma biblioteca escolar ou sem a presença de livros e outra documentação ou sem os equipamentos que permitam o acesso e a produção de informação.

Como vimos, a mudança de paradigma resultante sobretudo da introdução das TIC e disseminação do computador pessoal e de novos ambientes digitais alargaram o âmbito das competências com que é preciso dotar os nossos alunos. Falar de literacia é também falar de um problema que afecta a escola e o nosso sistema de ensino e em relação ao qual existem medidas como o Plano Nacional de Leitura e onde as bibliotecas têm um papel muito importante. As bibliotecas têm um papel essencial no âmbito das denominadas literacias básicas, mas também no âmbito da Lieracia da Informação.

Existem a par das literacias mencionada outras literacias. Investigue um pouco sobre o conceito de literacia outras literacias: Literacia científica e tecnológica: precisa-se?



Tarefa: Organize-se em grupo (5 pessoas no máximo) e tente definir em conjunto as funções da biblioteca escolar no âmbito das literacias